Lando Norris liderou nesta sexta-feira (4) o primeiro treino livre do Grande Prêmio do Japão. A etapa em Suzuka é a terceira da temporada 2025 da Fórmula 1.
O britânico da McLaren teve uma sessão de altos e baixos, chegou a perder o controle do carro duas vezes na chicane do último setor e demorando a marcar bons tempos. No entanto, quando conseguiu reagir, não decepcionou: marcou 1:28.549 e conquistou o primeiro lugar - bem distante de Oscar Piastri, seu companheiro de equipe, que terminou na 15ª posição.
O segundo lugar ficou com George Russell, da Mercedes, com 1:28.712. As duas Ferrari vieram logo na sequência: Charles Leclerc fez 1:28.965 e foi terceiro, enquanto Lewis Hamilton marcou 1:29.051 na melhor tentativa e terminou em quarto.
A dupla da Red Bull teve um desempenho parelho, com Max Verstappen em quinto e o estreante Yuki Tsunoda em sexto. Na Racing Bulls, Isack Hadjar foi o oitavo, enquanto Liam Lawson foi o 13º.
Completando as dez primeiras posições, Fernando Alonso (Aston Martin) foi sétimo, com Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) foi nono, e Carlos Sainz (Williams) em décimo.
Como foi Gabriel Bortoleto no treino?
Na Sauber, Nico Hulkenberg terminou em 17º lugar e Gabriel Bortoleto foi o 20º colocado. O alemão foi para a pista como atualizações que o brasileiro não teve, de forma que a equipe pudesse testar as duas alternativas e decidir o que utilizar ao longo do fim de semana. Na classificação, a melhor volta de Hulkenberg foi 1:30.023, enquanto a de Bortoleto foi 1:30.147.
Como foi o primeiro treino livre do GP do Japão?
A Red Bull começou a sessão disposta a criar uma boa impressão: colocou os pilotos na pista com pneus macios e viu Max Verstappen assumir a liderança com 1:29.690, sem chances para a concorrência nos primeiros minutos. Passados 12 minutos, Yuki Tsunoda subiu para o quarto lugar, mas a mais de 1 segundo do tetracampeão.
Mas nem mesmo os pneus macios foram capazes de superar a defasagem da Red Bull: passados 15 minutos, George Russell tomou a liderança com 1:29;616. No rádio, Tsunoda avisava que o balanço do carro estava bom, embora ele ainda não estivesse acelerando tudo o que podia. O próprio Verstappen, mais tarde, avisou que o carro estava estranho e “flexionando muito”.
Na metade do treino, as Mercedes deram o troco com os pneus macios: Russell se isolou na liderança com 1:28.809, com Andrea Kimi Antonelli em segundo a 0.475 do britânico. Mas Tsunoda desbancou o italiano, assumindo o segundo lugar a 0.363 e deixando Verstappen em quarto.
Na briga dos pneus macios, a 25 minutos para o fim, Russell melhorou ainda mais o tempo, com Leclerc em segundo e Verstappen em terceiro. Cinco minutos depois, Lando Norris assumiu a liderança com 1:28.549 – desta vez, para não perder mais.
Agora, os pilotos voltam à pista nesta sexta-feira, às 3h (horário de Brasília), para o segundo treino livre do GP do Japão. A temporada 2025 da Fórmula 1 tem cobertura completa do Grupo Bandeirantes - na Band TV, no Band.com.br e no Bandplay.